Gatos ficam presos no Teatro Nacional de Brasília, fechado há 6 anos

Animais entram por passagens de escoamento de água e ventilação do prédio. Secretaria de Cultura diz que 'monitora situação'.

Por DIARIO DO DF - COM G1.COM 03/03/2020 - 22:54 hs
Foto: Foto: TV Globo/Reprodução
Gatos ficam presos no Teatro Nacional de Brasília, fechado há 6 anos
Gato fica preso no telhado do Teatro Nacional, em Brasília

Resultado de imagem para gatos ficam presos teatro


Fechado há seis anos, o Teatro Nacional de Brasília não recebe atrações desde então. Ultimamente, no entanto, o espaço tem sido abrigo de visitantes inusitados: gatos de rua, que acabam ficando presos no prédio após entrarem por passagens de escoamento de água e ventilação.

Os animais escalam o vidro e caem no telhado do mezanino, em cima do foyer da sala Villa-Lobos. Depois, não conseguem mais sair do local.

A Secretaria de Cultura informou à reportagem que tem monitorado a situação dos gatos no teatro e que pediu orientações sobre a situação para o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).



O servidor público Henrique Matos, trabalha próximo ao Teatro Nacional e conta que avisou a Secretaria de Cultura e a Gerência de Vigilância de Zoonoses sobre o problema. Segundo ele, o caso se arrasta há mais de 6 meses.

"O maior problema é que esses gatos estão entrando nessa estrutura e alguns morrem. Eles ficam presos, passam fome, além da temperatura ser alta no telhado. Os gatos ficam vários dias miando e pedindo socorro e ninguém faz absolutamente nada."

Segundo o servidor público, os vigilantes do teatro já tentaram ajudar colocando uma tábua, e uma escada improvisada para os gatos descerem. No entanto, os animais não conseguiram concluir o trajeto.